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Cleber Machado

Cleber Machado Neto
Porto Alegre/RS, 25/06/1937
Pintor e escultor



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1 1999

SEM TÍTULO – ASM –100x100 – cid - R$ 5.600,00 – Código RSBR99/CM-1

2 1999 SEM TÍTULO – ASM –100x100 – cid - R$ 5.600,00 – Código RSBR99/CM-2
3 1999 SEM TÍTULO – ASM –63 x 70 – cid - R$ 2.500,00 – Código RSBR99/CM-3
4 1999 SEM TÍTULO – ASM –63 x 70 – cid - R$ 2.500,00 – Código RSBR99/CM-4
5 1999 SEM TÍTULO – ASM –63 x 70 – cid - R$ 2.500,00 – Código RSBR99/CM-5
6 1999 SEM TÍTULO – ASM –63 x 70 – cid - R$ 2.500,00 – Código RSBR99/CM-6
7 1999 SEM TÍTULO – ASM –63 x 70 – cid - R$ 2.500,00 – Código RSBR99/CM-7
8 1999 SEM TÍTULO – ASM –63 x 70 – cid - R$ 2.500,00 – Código RSBR99/CM-8
9 1999 SEM TÍTULO – ASM –63 x 70 – cid - R$ 2.500,00 – Código RSBR99/CM-9
10 1999 SEM TÍTULO – ASM –63 x 70 – cid - R$ 2.500,00 – Código RSBR99/CM-10


NOTA BIOGRÁFICA DO ARTISTA

Aracy Amaral, em 1999, comenta sobre o artista: "...o desafio da escultura atinge plenamente Cléber Machado, em busca de seu caminho. Na Segunda metade dos anos 60 apresentava ele propostas de móbiles, nos quais a constante era a problemática do equilíbrio no espaço, como objetos singelos e delicados em sua realização. Algum tempo depois surgiam projetos inusuais em seu trabalho, combinando dois materiais não convencionais, ao justapôr a bela transparência do vidro à calidez da madeira polida, com resultados de rara força, vibrante em sua rusticidade domada. Abordou em seguida, em mudança de rota de materiais, o ferro, fixando-se em formas absolutamente geométrica, das quais desde então não tem se afastado. Nestes últimos anos vemos o círculo circunscrito no círculo, círculo virtual versus círculo real, jogos perpectivistas com retângulos, paralelogramos ou triângulos, ou esferas, reais ou virtuais, visualização de faces de ângulos poliédricos, jogos intermináveis de reflexos na pintura automotiva prateada, a simular a magia do espelho também virtual. Faces espelhadas, portanto, que se movem no espaço, que se constitui antes como "moldura". Ou, conforme escreve poeticamente Marco Rodrigues del Camino: "o exterior que rodeia a escultura não é tanto moldura como eco. Seu espaço vem a ser como a água para o peixe ou, seguindo com nossa metáfora, como uma reverberação..."


INDIVIDUAIS

1971 e 1984 MAM/RJ
1980 MAM/SP
1997 e 1998 Casa das Rosas/SP
1999 Ricardo Camargo Galeria/SP

INTERNACIONAIS

1970 Brazilian Jewelry em Nova York
1971 Festival Panamericano de Cultura, em Cali/Colômbia
1982 12° International Sculpture Conference, em São Francisco/EUA
1983 Museu de Arte Moderna do México
1991 Gallerie Montessanti International Art, Fair, Bogota, Colombia

PRÊMIOS

1971 Prêmio Pesquisa na XI Bienal/SP
1972 Prêmio Pesquisa na I Bienal Nacional/SP
1991 Prêmio Especial de Escultura na II Bienal Internacional Makurazaki, no Japão

 




     
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